newlogo                 

Din Log Transportes e Logística 

 

Transporte Rodoviário de Cargas

                          CONTAINER, CARGA SOLTA, PRODUTO QUÍMICO E PERIGOSO E DTA

selo sassmaq
selo dqs

14/09/2015 - Edição 004.

A Polícia Federal tem retido veículos carregados com carga indivisível por falta de qualificação especial dos motoristas.

Conforme resolução nº 484 de 07/05/14, desde o dia 1º de julho de 2015, todo caminhoneiro deve possuir qualificação especial para o transporte de carga excedente.

A ausência de posse da qualificação implica em retenção do veículo, sendo que o resgate do mesmo se dará somente mediante apresentação de motorista devidamente qualificado nesta especialização.

Muitos caminhoneiros ainda não sabem desta nova norma e tornam-se passíveis de terem seus veículos retidos e serem multados pela polícia rodoviária.

O curso tem extensão média de cinco dias em período integral, das 08:00h até às 18:00h e aborda temas como legislação do trânsito, direção defensiva, noção de primeiros socorros, prevenção de incêndio, além de um módulo inteiramente específico em movimentação de carga indivisível.

Uma vez concluído o curso, o caminhoneiro deve tirar uma segunda via da carteira de habilitação, na qual constará a autorização para o transporte da carga indivisível.

Os interessados em fazer o curso, devem entrar em contato com a unidade do SEST/SENAT mais próxima. Outro local que também oferece o curso é o ISC – Instituto São Cristóvão na Rua Dr. Pedro Ribeiro Macedo da Costa, 694 – Curitiba – PR Vila Izabel.